sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Estilo brasileiro na maior cervejaria do mundo

Bom dia pessoal, vale a pena ler a reportagem de capa da Revista Exame desta quinzena...a matéria trata da compra da Bud pela InBev (atual ABInBev), realizada no final de 2008...os brasileiros estão promovendo mudanças radicais na empresa, que tinha uma relação de pai para filho com os funcionários...pelo que parece os executivos brasileiros que estão comandando as operações não estão muito interessados com a questão cultural das fusões...

A única coisa que os executivos estão buscando é lucro para os acionistas majoritários (famílias brasileiras e belgas) e o bônus para o executivo que conseguir colocar a empresa no prumo não será dos pequenos! Pode chegar a US$ 200 milhões...isso que podemos chamar de incentivo!


Essa movimentação das empresas brasileiras pelo mundo é muito interessante do ponto de vista econômico e está acontecendo em vários setores. Outro exemplo vem do setor de carnes, com o Grupo JBS-Friboi, que se tornou o maior processador de carnes do mundo ao comprar um frigorífico americano, também (antigo) símbolo de orgulho deles (americanos)...parece que nosso modelo de gestão está funcionando!

O ponto fraco dessa história é que isso demonstra que nosso mercado interno (que tanto ajudou na crise) ainda está um tanto quanto limitado e as empresas se sentem motivadas a procurar novos mercados!






Nenhum comentário: